25 de janeiro de 2022

PEÇA 01 - VIGÍLIA JOVEM (NOITE DE REVEILLÓN)

Cenário: Sala de estar da casa de Pedro [Sofá, poltrona, frigobar, televisão, aparelho de som, estante com livros e material escolar]

Figurino: Todos estão vestidos de branco porque acabaram de sair do culto de por do sol de virada de ano da igreja. 

Personagens: Pedro (precisa ser uma pessoa engraçada), Carlos, Maria e Fernanda 

Adereço de cena: Bebida no frigobar e quatro taças. 

-----------------------------------------------------------------------------------------

Pedro (protagonista), Carlos, Maria e Fernanda e entram na sala. 

Pedro 

Gente, fiquem à vontade. Façam de conta que a casa é de vocês. 

Todos vão se acomodando no sofá e nas poltronas. 

Carlos

Você é um cara de sorte, Pedro. Meu sonho era morar sozinho, principalmente numa cidade diferente das dos meus pais. 

Maria 

Ah, eu gosto de morar com meus pais. 

Fernanda 

Se eu pudesse, eu também morava sozinha. Não aguento mais dividir quarto com minha irmã. Pensa numa menina chata. E olha que eu nem estou sendo implicante. Vocês viram ela lá na igreja hoje. Mais um pouco e minha mãe não deixava eu vir aqui com vocês. 

Maria 

Minha mãe também não queria que eu viesse não. 

Carlos 

Sua mãe continua achando que a gente é uma má influência pra você?

Fernanda 

Lógico que não! Ela já não acha mais, (pausa) ela tem certeza! A Maria só veio porque eu sou um boa menina e a mãe dela confia em mim. 

Pedro 

(Para Maria) Sua mãe confia na Fernanda?! Coitada...

Fernanda 

Coitada nada... Eu sou um ótima influência. 

Pedro 

Eu nem vou entrar nesse assunto. 

Maria

Nem tanto, né Fernanda. 

Pedro 

Gente... a gente tá no último dia do ano. A gente precisa aproveitar a última noite do ano porque daqui a pouco já vai ser meia noite. E... eu tenho uma surpresinha pra vocês... Vamos fazer nossa própria festa. 

Pedro vai até o frigobar e pega uma bebida e taças! 

Pedro 

Oh... e nem se preocupe que esse aqui não tem álcool. 

Carlos 

Inda bem. Da última vez que saí daqui mal conseguir chegar em casa. Minha mãe falou que ia chamar o pastor e eu ia ficar sem pode tocar na banda por quase um ano. 

Pedro 

Hoje já e sábado, ne?! Mas se não fosse...até rolava um negocinho mais emocionante, igual aquela vez lá no retiro.  

Maria 

É por isso que minha mãe fala que você é um crente escoteiro. (pausa)  Só aparece nos acampamentos! Mas ela não fala só de você não. 

Carlos 

O que ela fala de mim? 

Maria 

Ela fala que você é crente SAMU, só vai a igreja quando tem uma emergência.

Pedro 

Eu não ia falar nada não, mas se fofoca fosse profissão, sua mãe ia ser a líder do sindicato! 

Fernanda 

De mim ela não tem nada pra falar. 

Carlos 

Mas eu tenho. Você é uma crente 333. (pausa) Meio besta! 
(pausa) Você só engana a mãe da Maria. 

Fernanda

Vamos deixar essa história de lado, e vamos aproveitar que o Carlos trouxe as taças pra fazermos um brinde.

Maria 

Então deixa eu começar... Eu quero brindar a vocês que são meus amigos e (com ironia) e a esse clima de amor e união que temos.  

Carlos 

Eu quero brindar à mais um ano que acabou!  

Fernanda 

Eu brindo às nossas conquistas. 

Pedro 

Que conquistas, Fernanda? 

Fernanda 

Nossas conquistas. Eu mesma consegui fazer dieta esse ano. 

Maria 

Amiga... fazer dieta nas duas primeiras semana de dezembro não conta. 

Fernanda 

Conta sim! 

Carlos 

Esse ano eu conquistei algo muito importante. Eu comprei minha moto. 

Pedro 

Seus pais compraram sua moto. Vamos brindar pela vida dos seus pais. 

Carlos 

Seus pais que devem ter muita razão pra celebrar, né Pedro? Eles sabem que você quase reprovou em toda as matérias desse semestre e que você desperdiçou seis meses do dinheiro deles? 

Pedro se engasga. 

Pedro

Era brincadeira, cara. Não precisa apelar. (pausa) Eu já decidi que ano que vem eu vou fazer as coisas diferentes! Ano novo, vida nova. 

Maria 

Falando em vida nova, ano que vem eu quero encontrar um namorado. Vou namorar sério, apresentar para meus pais. Preciso arrumar minha vida. 

Carlos 

Ano que vem eu quero arranjar um emprego, pagar umas dívidas que eu fiz. Eu também quero parar de beber! Não posso continuar bebendo escondido. 

Fernanda 

Ano que vem eu quero ser mais amiga das pessoas e me aproximar mais da minha família. 

Todos brindam, todos bebem algo e Pedro não bebe. 

Pedro 

E ano que vem, eu quero ser um cristão melhor. 

Maria 

Hum? 

Fernanda 

Você tá falando sério? 

Carlos cheira o copo

Carlos 

Você tem certeza que não tem nada alcoólico nessa bebida? 

Pedro 

É serio! Tava pensando... esse ano minha vida foi uma bagaceira. Eu não posso continuar assim. Eu preciso mudar, sabe?

Maria 

Eu também queria ser uma pessoa melhor.

Carlos 

Nem me fale... 

Fernanda

Ai gente... vamos começar 2022 de uma jeito diferente?!

Pedro 

2022, ano novo, vida nova! Quem topa?! 

Todos brindam! 

As luzes se apagam!





Nenhum comentário:

Postar um comentário