26 de janeiro de 2022

PEÇA 04 (VIGÍLIA JOVEM) - JESUS NA MINHA CASA ... CONTINUAÇÃO

Cenário: Sala de estar da casa de Pedro [Sofá, poltrona, frigobar, televisão, aparelho de som, estante com livros e material escolar]

Figurino: Pedro já está com uma roupa diferente [calça jeans, camiseta e tenis]. Jesus está com uma roupa que lembre ele [roupa branca, lenço vermelho e coroa]. Pai está com um roupa de senhor e entra segurando um cinto pra bater em Pedro. 

Personagens: Pedro (precisa ser uma pessoa engraçada), Jesus e pai de Pedro 

Adereço de cena: Bíblia com talco por fora e um pouco por dentro no Salmo 23 / Cinto

Efeito sonoro: [1] Toque de celular / [2] Sex hot, o canal do prazer / [3] Toque de campanhia 

-----------------------------------------------------------------------------------------

 Pedro 

Como eu não pensei nisso antes? A bíblia!  Senhor, eu leio a bíblia todo dia. Minha bíblia chega a estar com as pontinhas desgastadas, de tanto que eu leio. É cada ensinamento, é cada história, uma mais bonita que a outra. Eu leio todo dia. Não fico um dia sem ler. Vou até pegar pra o Senhor ler comigo. 

Pedro começa a procurar a bíblia em toda a sala. 

Pedro 

Ela tá por aqui. Já vou achar. Não tá aqui..... Não tá aqui... Rapaz, onde foi que eu deixei essa bíblia? Eu uso todo dia porque ela é a palavra do Senhor... Palavra do Senhor... uso sempre. 

Pedro acha a bíblia na estante, bem escondida. 

Pedro

Achei, achei. Tava aqui, ó.... facinho de achar. 

Pedro acha a Bíblia e ela tem talco em cima da capa. Ele assopra bem forte, fazendo o talco voar, enquanto tosse com o pó. 

Pedro 

Sabe o que é isso, Senhor? Ácaro santo! 

Pedro vem e senta-se ao lado de Jesus mais uma vez. 

Nem estou acreditando que estou lendo a bíblia do seu lado. Chego a ficar emocionado (finge que tá emocionado). 

Senhor, tem cada história bonita na bíblia que eu fico todo arrepiado. Tem aquela história, de Noé. Aquele que abriu o mar vermelho. 

E o que falar de Joquebede, com seu esposo Moisés, colocando os animais na arca? 

E aquele rapaz lá... o Elias... aquele que te batizou. 

Agora, Jesus... A melhor história pra mim é a de Lázaro. Senhor...a história de Lázaro é a mais bonita. Eu só fico meditando no Senhor parando em frente de Lázaro e dizendo: Lázaro, meu filho, desce da árvore que hoje cearei em sua casa. Eu fico todo arrepiado! 

Eu amo as histórias da bíblia.

Sem falar nos versículos bíblicos que eu sei de cor, Jesus. Desde cedo eu aprendi uns versículos bíblicos incríveis. 

E aquele que diz: Deus ajuda quem cedo...madruga. Quanta sabedoria. 

E aquele outro: Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Esse é lindo! 

Agora, tem um que é maravilhoso: Crente não engorda, só amplia o templo do Espírito Santo. Esse é o melhor... Pegou?! 

Mas o mais bonito mesmo é um que tá aqui...deixa eu ver onde é mesmo que está. Esse ácaro ta forte hein. 

Pedro se vira, coloca uma perna sobre a perna de Jesus, e depois coloca a outra. 

Pedro 

No colo do Pai... (dá uma pausa) Glórias! Tá aqui, ó... Só um minutinho que eu vou achar. 

Pedro fica de costas pra Jesus e procura no índice. 

Pedro 

Onde é mesmo que fica o livro de Salmo? Deixa eu ir no índice! 

Tá aqui. Achei. 

Pedro se vira pra Jesus novamente. 

Pedro 

O senhor....é tu ó! Quando tem o senhor com S maísculo é o Senhor. O Senhor... é o meu pastor. Eu fico tão feliz em ser sua ovelhinha.... (bééééé - imita uma ovelha). O Senhor é o meu....Meu pastor. Glórias. 

Essa parte aqui eu choro. Diz assim: E nada! Nada!!! 

Tá ouvindo isso, Senhor. NADA! NADA! NADA! NADA Me faltará... 

O melhor versículo é esse aqui: Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal algum...

Pai entra em cena pelo corredor da igreja com um cinto na mão. 

Pai 

PEDRO RICARDO DE OLIVEIRA SILVA! 

Pedro 

Socorro, Senhor! 

Pedro se levanta e vai para trás do sofá enquanto seu pai vai chegando perto. 

Pedro 

Calma, painho. Conversemos! 

Pai 

Não tem conversa certa, Pedro! 

Pai corre ao redor do sofá tentando pegar Pedro

Pai 

Você reprovou em todas as matérias desse semestre, Pedro. Eu vou te matar! 

Pedro

Como o senhor ficou sabendo disso?

Pai 

Eu recebi um e-mail da faculdade. 

Pedro 

Mas painho, os professores me perseguiram. 

Pai 

Deixa de ser mentiroso! 

Pedro 

Eu tô falando a verdade. Os professores não gostam de mim. 

Pai

Eu fui na sua faculdade!
Os professores nem te conhecem. Você reprovou por falta, Pedro. 

Pedro

Me ajuda, Jesus. O negócio tá ficando feio. 

Pai

A partir de agora, Pedro, você vai ter que trabalhar pra pagar sua faculdade e pra morar aqui nessa casa. Eu não te dou mais um real. 

Pai sai furioso 

Pedro

Tá vendo Jesus o que eu passo? É por isso que eu tenho problemas na escola.
 Eu sou traumatizado desde cedo, Jesus.
Viu como meu pai é descontrolado?! (emocionado)
A gente cresce cheio de traumas também.
É sério isso! 

Só porque eu faltei um ou dois dias ele fica assim? Precisava disso tudo? 

Mas ainda bem que o Senhor tava aqui. 

O Senhor está comigo no meio da sombra da morte! Ta ái! Pior que é verdade! 

Quase que meu pai me mata! 

Pedro senta-se novamente ao lado de Jesus. 

Pedro 

Onde estávamos? Ah... lembrei! 

O senhor é o meu pastor...nada me faltará. 

Campanhia toca 

Luzes apagam. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário