26 de janeiro de 2022

Peça 05 (Vigília Jovem) - Final

Cenário: Sala de estar da casa de Pedro [Sofá, poltrona, frigobar, televisão, aparelho de som, estante com livros e material escolar]

Figurino: Pedro já está com uma roupa diferente [calça jeans, camiseta e tenis]. Jesus está com uma roupa que lembre ele [roupa branca, lenço vermelho e coroa]. Pai está com um roupa de senhor e entra segurando um cinto pra bater em Pedro. 

Personagens: Pedro (precisa ser uma pessoa engraçada), Jesus / Primo / Rafael / Pessoas da festa ( 4 a 5 pessoas)  

Adereço de cena: Garrafas de cerveja para pessoal da festa. 

Efeito sonoro: [1] Toque de campainha 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primo entra gritando do fundo.


Primo

Primo, eu preciso falar contigo! (entra se tremendo e chorando) 

Pedro

Eu não quero falar com você. 

Primo 

Eu preciso! 

Pedro 

Eu nao vou falar com você. Você é um traíra. 

Primo

Primo, me perdoa. 

Pedro

Não me chama de primo, eu não te considero mais da família. 

Primo

Eu preciso falar com você! 

(Se ajoelha) Me perdoa. 

Pedro 

Ouça bem, quem perdoa aqui é ele (aponta pra Jesus). Eu não! 

Primo 

Por que não? 

Pedro 

Você viu o que você fez? Postou nos stories o meu encontro com a Carlinha. 

E sabe o que aconteceu?! Meu namoro acabou. 

Primo 

E você tinha uma namorada? 

Pedro

Agora, não mais. 

Primo

Primo, mas não era isso que eu queria falar com você. Não vim aqui me desculpar pelos stories. 

Pedro 

E foi pelo quê, então? 

Primo 

Pelo carro. 

Pedro faz de conta que está passando mal. 

Pedro 

Pelo quê? 

Primo 

Pelo carro. 

Pedro passa mais mal ainda e cai em cima de Jesus. 

Pedro

Ai.. eu estou passando mal. Ai, eu acho que eu vou morrer. 

O que aconteceu com o meu carro, primo?

Primo 

O carro foi rebocado e eu só vou conseguir pegar ele na segunda. 

Pedro

E agora, o que eu vou fazer? 

Primo 

Me perdoa. Eu nao queria que isso acontecesse. Segunda-feira eu pego o carro. 

Pedro 

Você é um irresponsável! 

Primo

Não precisa falar assim. 

Pedro

Mas é verdade! Não cuida direito das coisas dos outros. 

Primo

Não fala assim, que tudo o que você me pede eu faço. 

Pedro

Não fala nada. 

Primo 

Você sabe que é verdade. 

Pedro 

Como assim? 

Primo 

Aquela canal lá na televisão. Você me pediu e eu coloquei pra você. 

Pedro 

Eu não pedi isso. 

Primo 

Pediu sim. E não foi só isso não. Você me pediu pra ir la na banca comprar a revista pra você. E o que eu fiz? Eu fui. E as playlists que você pede pra eu baixar? Baixo tudo pra você. Sem falar nas cervejas que você pede pra eu comprar pra você. Fora as meninas que você me pede pra eu te apresentar. 

Você nao tem coragem de comprar nada disso e eu compro tudo pra você. Porque eu quero te ver bem. 

Por que você tá brigando comigo. Me perdoa?!

Pedro

Com um primo como você eu não preciso de um inimigo. Não me procure mais. Saia.  

Primo 

Não faça isso comigo. 

Pedro. 

Saia. 

Primo vai saindo chamando Pedro de ingrato e chorando. 

Pedro 

Esse é o pior membro da família. Podendo salvar nossa barra, é um miserável. 

Campainha toca novamente.  

 Rafael

E aí Pedrão?! (Todo mundo grita e dançam juntos) 

Pedro 

Fala simpatia! 

Rafael 

Que satisfação revê-lo. 

Pedro 

Quando você apareça, é coisa boa no caminho!. 

Rafael 

Você já tá pronto?! 

Pedro 

Deixa eu te falar algo. To com uma situação aqui meio delicada. Mas vai indo aí na frente que daqui a pouco eu broto lá. 

Rafael 

A gente te espera! 

Pedro 

Eu vou, cara. Tô te falando. 

Rafael

Não esquece que a Renatinha vai estar lá. E agora ela tá solteira. 

Pedro 

Faz o seguinte. Vai na frente, abrindo o caminho que eu vou. 

Rafael 

Jura? 

Pedro 

Juro. 

Rafael 

Bora, pessoal. Não demora não Pedrão. A gente vai estar lá te esperando. 

Todos saem para a festa. 

Pedro 

Povo da igreja, ne? 

Vieram aqui me convidar pra uma vigília. 

Acredita?! 

Pedro senta ao lado de Jesus. 

Pedro

Então, tô com um imprevisto aí. Me convidaram pra entregar uns folhetos. Aí eu vou ter que ir, ne? Mas o senhor pode ficar a vontade aqui. Fique a vontade, mesmo. Minha casa, su casa. 

O senhor é meu pastor e nada me faltará. Acabamos aqui.  

Vou tomar um banho, mas se quiser ir andando, já pode ir. 

Pedro vai para um lado e finge tomar um banho. 

Pedro

Eu estou tomando banho, mas se quiser sair pode deixar que eu fecho a porta.

Pedro volta para a sala e fica ao lado de Jesus. 

Pedro 

Eu vou lá. Vou lá conversar com o povo. Fazer um evangelismo. E o Senhor fica por aqui. Pode ficar tranquilão, mesmo. Pode ir lendo a bíblia aí. Tem umas histórias legais. 

Pedro vai levantando, se arrumando e Jesus o acompanha. 

Pedro

Jesus. Não. O senhor fica aqui, mas eu vou. O senhor ja fez uma longa viagem. Pode ficar descansando aqui. Tá bom. Eu vou, tu fica. 

Jesus levanta e vai atrás dele. 

Pedro 

Preste atenção. O senhor nao está entendendo. Eu vou, o senhor fica. Ok? 

Você fica, eu vou. 

Jesus se levanta e acompanha Pedro. 

Pedro 

(irritado)

Não está funcionando. Você fica, eu vou. Qual parte você não está entendendo? Parece que eu não estou sendo claro. 

Você vai entender agora. Eu vou te colocar no lugar que você nunca devia ter saído. 

Pedro pega Jesus, o leva a parede e o crucifica.

Pedro então olha para a plateia e diz. 

Pedro 

O que foi? Tão me olhando assim por causa de que? 

Vocês também não fazem o mesmo todos os dias?   


Nenhum comentário:

Postar um comentário